Como contabilizar o leasing?
Em termos contábeis, no leasing operacional não era reconhecido nenhum ativo e nenhum passivo, sendo que as despesas de arrendamento iam direto para o resultado. Já nas operações de leasing financeiro, reconhecia-se o ativo imobilizado, o passivo de arrendamento, a depreciação e a despesa financeira.
O que é o leasing financeiro?
Quando falamos de operações de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito um dos tipos que existem no Brasil é o leasing, que tem o nome técnico de arrendamento mercantil. De forma resumida, o leasing funciona como uma operação semelhante a um aluguel, mas com opção de compra do bem no final de seu contrato.
Quais são as formas de leasing?
São três as espécies de arrendamento mercantil: (i) leasing operacional; (ii) leasing financeiro e (iii) lease back. Nesta modalidade, o próprio fabricante dá o bem em locação ao arrendatário, que dele faz uso, para, ao final, adquiri-lo.
Qual é a diferença entre leasing operacional e financeiro?
A grande diferença entre leasing operacional e leasing financeiro está no valor residual e na transferência ou não de vantagens e riscos.
Como contabilizar o valor residual do leasing?
De acordo com a NBC T 10.2, na arrendatária, no contrato de leasing financeiro, o valor do bem arrendado integra o imobilizado no ativo permanente, em contrapartida ao valor total das contraprestações e do valor residual que deve ser registrado no passivo circulante ou no exigível a longo prazo.
Como contabilizar arrendamento mercantil leasing financeiro?
Segue as formas de contabilização do arrendamento mercantil financeiro anterior a Lei nº 11.638/07: Valor Residual pago com as parcelas: o valor da prestação do arrendamento mercantil é debitado com uma despesa de aluguel. E o valor residual é registrado a débito no ativo imobilizado.
O que caracteriza um leasing operacional?
Leasing operacional é aquele em que o valor das mensalidades pagas a título de locação constitui a garantia do investimento produzido pelo arrendador e após o término do contrato, o valor faltante para a opção de compra corresponde a 80% do valor do bem.
O que é uma operação de vendor?
É uma operação de financiamento de vendas, baseado no princípio da cessão de crédito , que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista. O vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois esta é que irá assumir o risco do negócio, junto ao banco.
Qual a principal característica do leasing operacional?
O leasing operacional é um processo no qual o arrendatário não tem a intenção de comprar o bem ao final do contrato de “locação”. Isso quer dizer que o valor pago ao longo do contrato não será considerado como abatimento no valor do bem. Logo, se o arrendatário decidir comprar o bem, terá de pagar o valor de mercado.
Como calcular o valor residual garantido?
O cálculo do valor residual é feito da seguinte forma: VR = Valor inicial – (depreciação x tempo de utilização).
Como funciona o leasing financeiro?
Em sua essência esta operação é tratada como um financiamento. Como objetivo deste estudo, durante seu desenvolvimento, analisar-se-á mais à fundo esta modalidade de leasing. De acordo com padrões internacionais de contabilidade aceitos em diversos países, o leasing financeiro deve ser contabilizado como um financiamento.
Como funciona o leasing de imobilizado?
Desta forma, na operação do Leasing de Imobilizado, haverá duas situações: Leasing Operacional e Leasing Financeiro, sendo: Leasing Operacional: No leasing operacional, terá o tratamento contábil e fiscal de um aluguel, onde o imobilizado será devolvido ao arrendatário, no final do contrato.
Qual o valor mínimo de pagamento do leasing?
O valor mínimo de pagamento do leasing representa o valor de mercado do bem; e, Ativos de natureza especializada utilizados apenas pela arrendatária, sem que modificações substanciais sejam necessárias.
Quanto tempo terá a máquina de leasing?
O valor da máquina, fiscalmente, terá uma depreciação acelerada de 10 anos para 3 anos. Podemos afirmar que a operação de leasing será sempre vantajosa para efeito de planejamento econômico e tributário.